Versatilidade - grupos de Câmara
Tutti (Formação Completa)
A Banda Sinfônica
A Banda Filarmônica de São Paulo é uma banda sinfônica, ou seja, um conjunto formado por instrumentos de sopro e percussão que, em uma formação completa, pode ainda contar com Contrabaixo, Piano e Harpa, podendo chegar a ter entre 60 e 90 músicos.
Pela diversidade de sua formação instrumental, a Banda pode ser alterada de acordo com a natureza das obras a serem executadas, por exemplo repertórios tradicionais, contemporâneos, arranjos, transcrições, peças populares e concertos temáticos.
Grupos de Câmara
Quinteto de Metais
O grupo formado por instrumentos do naipe de metais da orquestra sinfônica é uma formação nova, que foi impulsionada por grupos de câmera da primeira metade do século XX.
O grupo é composto por: dois trompetes, trompa, trombone e tuba. Ocasionalmente, pode ocorrer a substituição de um ou outro instrumento, dada a alguma necessidade da composição musical.
A sonoridade do grupo é marcante, todo o brilho e potência dos metais pode ser percebida na formação. Não por isso, o grupo deixa de ser eclético musicalmente, podendo transitar facilmente de repertórios eruditos para repertórios populares, o que o torna um grupo camerístico capaz de agradar a diversos gostos e encaixar-se em qualquer evento, quer seja concerto, show ou atividades corporativas.
Octeto de Metais e Percussão
Esta formação inovadora agrega ao já tradicional quinteto de metais o eufônio (instrumento característico de banda sinfônica) e um set de percussão, o que dá ao grupo uma ampla possibilidade de explorar novas sonoridades, além de promover o comissionamento de novas obras para este conjunto.
Quarteto de Clarinetes
Este grupo pode ser formado por vários tipos de clarinetes. A família dos clarinetes é gigante, temos “Requinta”, que é o Clarinete Piccolo em Eb e vamos até o Clarinete Contrabaixo em Bb. O quarteto de clarinetes da Banda Filarmônica de São Paulo é composto por três clarinetes soprano e um clarinete baixo. Esta formação consegue se aventurar em diversos estilos de repertório: clássico, jazz, tradicional, contemporâneo e não podemos esquecer a nossa Música Popular Brasileira. Esta versatilidade deve-se ao clarinete ser um instrumento propício ao virtuosismo tanto técnico, em que o clarinetista consegue tocar passagens com uma grande velocidade, como dinâmico, onde o grupo toca uma passagem num doce pianíssimo até o potente fortíssimo.
Quarteto de Saxofones
O saxofone é um instrumento relativamente moderno e um dos que mais se aproximam da voz humana.
O Quarteto de Saxofones BanFilSP nos oferece a possibilidade de transitar entre o erudito e o popular através dos timbres cativantes dessa família de instrumentos de sopro.
Quinteto de Sopros
Formação instrumental consolidada desde o final do século XVIII, é composto por flauta, clarinete, oboé, fagote e trompa. A diversidade dos instrumentos e suas peculiaridades timbrísticas conferem brilho e leveza à sonoridade que se pode extrair desse belo conjunto.